O programa 'Brincar de Rua' está, neste momento, em fase de recrutamento de novos 'Guardiões do Brincar' até 26 de janeiro, em Ílhavo e Gafanha da Nazaré.
Os Guardiões do Brincar "são voluntários que fazem acontecer os grupos comunitários do brincar", agentes locais que estão com as crianças e que garantem a segurança do grupo enquanto as crianças têm oportunidade de brincar na rua, explorar brincadeiras, o espaço e o seus limites.
O programa 'Brincar de Rua' está à procura de mais super-heróis que queiram dar, no próximo ano, a possibilidade a mais crianças de Ílhavo e Gafanha da Nazaré de brincar na rua, em segurança.
Os Guardiões do Brincar já cruzaram a 'Zona do Brincar' de Ílhavo, mas a Gafanha da Nazaré é uma das novas paragens do 'Brincar de Rua'.
"Para se ser Guardião do Brincar, é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: Duas horas livres por semana, vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar, acreditar que brincar na rua é sinónimo de crianças mais ativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes, ter mais de 18 anos e acima de tudo, gostar de brincar".
É necessário ainda que o voluntário entregue o seu registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo.
O programa, promovido pela Ludotempo, pretende criar novos Grupos Comunitários do Brincar em Ílhavo e Gafanha da Nazaré no próximo ano.
Inscrições abertas até 26 de Janeiro.