O presidente do Comité Olímpico de Portugal foi distinguido pelo Município de Anadia na Gala do Desporto.
José Manuel Constantino não esteve na cerimónia que decorreu na passada quinta-feira no Cineteatro Anadia mas foi distinguido.
Pretendeu-se com esta iniciativa reconhecer o mérito e o talento desportivo nas modalidades de Squash, Ciclismo, Paraciclismo, Atletismo, Bilhar, Columbofilia, Karate, Kickboxing, Trail, Basquetebol e Tiro em todos os escalões masculinos e femininos.
O Município atribuiu ainda sete galardões, a três entidades: Moita Rugby Clube Bairrada (Igualdade de Género); Anadia Futebol Clube (Formação); e APPACDM Anadia (Desporto Adaptado/Inclusão); e a quatro personalidades: José Manuel Constantino – Comité Olímpico de Portugal (Personalidade); Iuri Leitão – Campeão do Mundo de Omnium (Excelência); Albano João – Saca Trilhos Anadia (Dirigente, Organização e Planeamento); Henrique Queiroz – Bairrada Cycling Team (Treinador/Liderança), reconhecendo o seu papel extraordinariamente relevante, contribuindo assim para a promoção e o desenvolvimento do desporto.
A presidente da Câmara destaca o compromisso do Município com o desporto.
Anunciou a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo 2023/2026 “já está em fase de implementação”.
“Em breve, vamos apresentar o Programa de Promoção de Atividade Física e Desportiva do Município de Anadia, que irá criar as condições para uma prática desportiva ainda mais generalizada por parte de toda a comunidade anadiense”.
O Comité Olímpico de Portugal (COI) esteve representado pelo seu vice-presidente, Artur Lopes, em representação do seu presidente José Manuel Constantino, que não pôde estar presente por motivos de doença.
Artur Lopes transmitiu uma mensagem de agradecimento do presidente daquele organismo ao Município pelo galardão “Personalidade” que lhe foi atribuído, bem como um voto de felicitações a todos os desportistas que foram homenageados.
O vice-presidente do COI elogiou as infraestruturas desportivas existentes no Município que “respondem” às necessidades das diferentes modalidades. “Anadia é um concelho de excelência para o desporto e que olha para o desporto como ele deve ser olhado, de olhos nos olhos”, afirmou.
No final o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ofereceu a camisola de Campeão do Mundo de Omnium, pertencente a Iuri Leitão, um dos homenageados da noite, conquistada nos Campeonatos do Mundo de Glasgow 2023, à presidente da Câmara de Anadia.