Pedro Gonçalves lidera a proteção civil municipal de Ílhavo e começa com um teste à organização dos dias pré-jornadas mundiais da juventude.
O adjunto de comando dos bombeiros de Ílhavo é o escolhido para assumir o cargo.
Bombeiro em Ílhavo desde 2007, com formação superior na área da emergência e proteção civil, o responsável vai orientar a reestruturação dos serviços.
Hoje na apresentação falou da sua chamada ao cargo como desafio que pretende cumprir por etapas.
A primeira é de ordem operacional com a preparação das jornadas e em particular os eventos que concentram jovens peregrinos e famílias.
Sexta e sábado prometem ser os dias mais desafiantes.
Esta quinta, dia 27, as paróquias realizam atividades dentro das freguesias, no dia 28, já no relvado da Costa Nova, podem juntar-se mais de 3000 peregrinos e no sábado o dia promete reunir todos os peregrinos e famílias transportados em 45 autocarros.
Uma chegada que será faseada para não congestionar os acessos.
Depois das 11h as delegações regressam ao santuário de Schonstatt em dia marcado pela realização de arraiais paroquiais.
Hidratação e alimentação, cuidados com etiqueta respiratória no momento em que são reportados alguns casos de covid, figuram como conselhos do responsável da proteção civil municipal.
No horizonte vão estar os planos que regem os serviços de proteção civil e as ações para trabalhar com a comunidade em 2024.
Pedro Gonçalves lembra que o município comporta uma área portuária importante no país, a terceira maior no setor químico, com várias empresas de risco, ligações rodo e ferroviárias e praias que movimentam milhares de pessoas.
A "reunião" nas praias mobiliza também meios dos nadadores salvadores que admitem uma procura ainda mais acentuada uma vez que para muitos peregrinos será o seu primeiro contacto com o oceano.
O coordenador da Resgatílhavo, André Baroet, explica que haverá mobilização no sábado a partir das 8h (com áudio)
Os dias da Diocese são o primeiro teste à nova coordenação que ativou um plano específico para estes dias.
Mobilização de entidades públicas e privadas e envolvimento direto da equipa de nadadores salvadores.
No dia em que a autarquia anunciou ter chamado diferentes entidades a participar nos dias da diocese de preparação para as jornadas mundiais da juventude, João Campolargo fala de um reforço de meios e quis apresentar o novo responsável municipal.
O autarca dá sinal de confiança de um investimento no futuro num operacional conhecedor do território e ligado à área da formação (com áudio)