A Praceta do Cidadão foi inaugurada em Valongo do Vouga.
Espaço faz parte de uma ação mais abrangente no âmbito da campanha ambiental “Somos todos Valongo, Somos todos ambiente”
“Cuidar do ambiente é apenas uma questão de atitude” é a mensagem de uma das tarjas espalhadas pela freguesia de Valongo do Vouga no âmbito da campanha ambiental “Somos todos Valongo, Somos todos ambiente”, que envolveu o agrupamento de escolas EB2,3 desta freguesia do concelho de Águeda e cujo ponto alto foi, ontem, a inauguração da Praceta do Cidadão.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou, na cerimónia, que “novas posturas e novas maneiras de estar são absolutamente essenciais” para que se proteja o bem comum, o espaço público.
“As questões ambientais e os verdadeiros atentados que vamos vendo nas nossas ruas, são assuntos que nos deveriam obrigar a parar e a refletir”, declarou.
Luís Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, declarou que esta campanha resulta de um desafio lançado ao Agrupamento de Escolas para que os alunos fizessem imagens alusivas à correta separação dos lixos, sensibilizando ainda para a poupança da água.
“Este trabalho resultou na elaboração 60 trabalhos escolares que foram colocados em oito tarjas, que estão espalhadas pela freguesia”.
A Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara de Águeda, procedeu ainda, no âmbito desta campanha, à recuperação de um espaço antes totalmente degradado entre a sede da Junta e a GNR, e que ontem foi inaugurado. A agora “Praceta do Cidadão” dispõe, para além de contentores para a recolha seletiva de resíduos (com um contorno em madeira feito em parceria com a Aguimóveis), de banco de descanso e um espaço social, uma área de fruição pública.
“Mais do que uma grande obra, estas mensagens das políticas ambientais representa uma aposta na sensibilização e na cidadania”, referiu Luís Filipe Falcão.