A Praça da República, em Aveiro, acolhe a partir de hoje (27 de setembro) e até 27 de outubro a exposição evocativa da Vida e Obra de Vasco Branco.
Vasco Branco, figura ímpar da cultura e sociedade Aveirense, foi um criador multifacetado que se evidenciou no campo das artes plásticas, nomeadamente na cerâmica e pintura, no cinema e na literatura.
Esta mostra, que contou com a curadoria de Rosa Alice Branco, integra o Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e será inaugurada ao final da tarde, às 18h30.
No mesmo local, o ATLAS Aveiro recebe “Encontros de Aveiro: à conversa com Rosa Alice Branco”.
Evento às 21h30 com a poeta, ensaísta, investigadora e tradutora.
A par da atividade literária, tem um doutoramento em Filosofia Contemporânea e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética, sendo dois dos seus livros de ensaio dedicados à perceção nas artes.
Enquanto curadora cultural organizou vários colóquios e festivais de poesia, dentro e fora de Portugal, e foi coeditora de revistas de filosofia e poesia.
Recorde-se que recentemente e integrado neste programa de conversas, já participaram vários escritores como Francisco Moita Flores, João Tordo, Gonçalo M. Tavares e Isabel Rio Novo.