O remo de lazer vai atrair cerca de 60 remadores ao 'Portugal Rowing Tour – Aveiro 2015' entre os dias 13 e 16 de Agosto, nos municípios de Aveiro, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos.
Haverá várias etapas (70 kms) a percorrer nos diferentes dias de competição.
Joaquim de Sousa, Presidente da Assembleia-Geral do Ginásio Clube Figueirense, entidade organizadora, não tem dúvidas em classificar a Ria de Aveiro como o melhor espaço natural existente em Portugal para este tipo de provas. "Dos planos de água em Portugal, o de Aveiro é excecional, maravilhoso, pelo conjunto de factores conhecido (paisagem e percursos). Conheço vários lugares em Portugal e Aveiro oferece todas as possibilidades para este evento. É um 'mundo' diferente, em Aveiro. A aposta em Aveiro é uma mais-valia para todos", sublinhou.
António Granjeia, Presidente do Clube dos Galitos, entidade que também está na organização, espera que seja possível mostrar aos políticos que a Ria tem de ser cuidada. Referenciou o assoreamento que o dirigente vê como um risco para o fomento dos desportos náuticos. (com áudio)
Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, admite que a vinda de remadores belgas, holandeses, franceses, irlandeses, ingleses, noruegueses, e Norte-Americanos "é um aliciante para o turismo".
Rute Costa, atleta e directora do PRT, já explicou os contornos da prova que vai animar o Festival de Bacalhau. "Começaremos em Ovar, até à Gafanha da Nazaré com chegada ao Festival do Bacalhau. Faremos um passeio náutico nocturno. No sábado iremos da Gafanha a Cacia e retornaremos ao centro de Aveiro, só com o uso dos barcos de remo".
O PRT é organizado desde 2008, ininterruptamente, pelo Ginásio Clube Figueirense e já teve edições nos rios Mondego, Zêzere, Douro, Tejo e Ria de Aveiro (ano 2012 e 2015). As edições de Aveiro têm contado com o apoio e organização conjunta do Clube dos Galitos.