É mais um passo na concretização da Janela Única Portuária. A Autoridade Marítima Nacional, através das Capitanias do Porto da Figueira da Foz e do Porto de Aveiro, em colaboração com a Administração dos portos de Aveiro e da Figueira, trabalha para que esta medida de simplificação esteja concluída e seja uma realidade num futuro próximo com a integração da fatura única.
As instalações do Porto de Aveiro receberam, na quinta-feira passada, mais uma reunião de trabalho entre a Administração do Porto de Aveiro, a Capitania do Porto da Figueira da Foz e a Capitania do Porto de Aveiro, no âmbito da implementação da medida de simplificação incluída no Programa SIMPLEX +, a Fatura Única Portuária, funcionalidade a integrar a Janela Única Portuária.
Esta medida de simplificação administrativa, para os navios e portos, tem como objetivo facilitar e agilizar procedimentos no âmbito dos serviços prestados pelas autoridades intervenientes na emissão do Despacho de Largada de navios, fazendo com que seja emitida apenas uma fatura por escala de navio.