Pianista Shai Maestro no Campus Jazz.
Considerado um dos pianistas mais talentosos da sua geração, o pianista norte-americano Shai Maestro vai estar esta quinta e sexta, dias 1 e 2 de junho, no Festival de Jazz da Universidade de Aveiro.
Orienta uma masterclasse, tiny lab talk, workshop e um concerto com a Orquestra de Jazz da UA.
Para esses dias, o programa do Campus Jazz prevê ainda uma apresentação de escolas de música, conversas sobre Jazz (sobre “O Jazz e os Media”) e uma jam session com Mauro Ribeiro Trio.
Desde a estreia com o seu próprio trio em 2011, segundo consta da sua webpage, Shai Maestro começou a moldar uma forte e única identidade pessoal, denotando uma incrível fluidez musical, fazendo dele e da sua banda um dos grupos mais poderosos e harmoniosos do mundo da música atual.
No Campus Jazz, o pianista Shai Maestro dará um concerto com a Orquestra de Jazz da UA, a 2 de junho, às 21h30, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.
Neste concerto, a Orquestra de Jazz da UA terá a oportunidade de interpretar temas originais de Shai Maestro.
Neste mesmo dia, o pianista lidera um workshop de Jazz/Improvisação, às 11h00, destinado a pianistas de toda a comunidade académica da UA, das escolas de ensino oficial e profissional da região e da comunidade artística em geral.
No dia do concerto da Orquestra de Jazz da UA com Shai Maestro, 2 de junho, está agendada uma jam session, às 23h00, no espaço do Grupo Experimental de Teatro da UA (GrETUA), com o Mauro Ribeiro Trio que junta guitarra (Mauro Ribeiro), contrabaixo (Miguel Calhaz) e bateria (Alexandre Coelho): melodias e ritmos contrastantes, texturas diferentes que levam o ouvinte numa viagem musical cujo caminho é trançado maioritariamente pela improvisação.
Partindo de temas originais, as melodias são inspiradas nos temas do projeto Vértice Trio, formado pelos mesmos músicos.
Esta quinta, dia 1, às 16h30, há masterclasse Jazz/Improvisação aberta à comunidade artística em geral.
No mesmo dia, às 18h30, na Sala do American Corner (Biblioteca da UA), decorrerá uma tiny lab talk, uma conversa sobre “Ser músico hoje: desafios da carreira artística” entre o pianista convidado e o saxofonista e docente da UA, Henrique Portovedo, com mediação de Afonso Ribeiro, estudante coordenador do Núcleo de Estudantes de Música da Associação Académica da Universidade de Aveiro.
Esta conversa pode ser vista presencialmente pelo público (sujeita à lotação do espaço), ou em direto via streaming no canal Youtube da UA.
Pela quarta vez as “Jazz Talks” da UA vão proporcionar debate em torno de temas atuais relacionados com o Jazz.
A oportunidade de homenagear duas figuras mediáticas nacionais, centrais na divulgação do Jazz e amigas da Universidade de Aveiro – José Duarte e Manuel Jorge Veloso – constitui o principal pretexto para um ponto de situação sobre a relação dos Media com o Jazz.
Uma mesa-redonda aberta ao público, com moderação de Jorge Castro Ribeiro (professor da UA) e a intervenção de quatro importantes protagonistas do Jazz nos Media: João Almeida, diretor da Antena 2 (RTP); João Moreira dos Santos, autor de programas de rádio e livros sobre Jazz; Pedro Guedes, músico, compositor e diretor da Orquestra de Jazz de Matosinhos; e Nuno Catarino, coordenador editorial da Jazz.pt, publicação digital especializada em jazz, crítico e jornalista. O tema será “O Jazz e os Media em Portugal”.
A seguir à mesa-redonda decorrem os dois tributos: a José Duarte (1938- 2023), por Helder Bruno Martins, autor de uma tese de doutoramento em música sobre este divulgador, cujo acervo foi acolhido na UA e deu origem ao Centro de Estudos de Jazz; a Manuel Jorge Veloso (1936-2019), músico e divulgador de Jazz, por António Curvelo (crítico e autor de programas de rádio) e por Pedro Tadeu (jornalista e autor do programa de rádio “Panfetos”, na Antena 1). Este momento terminará com a assinatura de um contrato de Doação do Espólio de Manuel Jorge Veloso à UA, com a presença do Reitor da UA e de Maria José Veloso, doadora do espólio.
Entretanto, foram dados a conhecer os finalistas do Concurso Internacional de Jazz (CIJ) da UA, dedicado a ensembles: André Pizarro Pepe, Pedro Molina Quartet, Duarte Ventura Quinteto, Vasco Machado Group e Rute.
As apresentações finais para apurar os vencedores do Concurso serão agendadas entre os dias 14 e 15 de junho, no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.