Peregrinos estrangeiros recebidos em festa na Diocese de Aveiro.
No primeiro dia dos Dias nas Dioceses, o dia de acolhimento, a Diocese de Aveiro preparou os retoques finais para a chegada dos 4900 peregrinos estrangeiros.
Os grupos estrangeiros, oriundos de quatro continentes e de catorze nacionalidades diferentes, começaram a chegar na manhã de dia 26 de julho.
O primeiro grupo a chegar à Diocese de Aveiro foi de Trier (França) que ainda antes de se deslocar para a paróquia de acolhimento fez questão de ir diretos à Praia da Costa Nova, em Ílhavo, onde passaram a manhã e celebraram missa.
O resto do dia foi passado à espera dos grupos de cada paróquia de acolhimento para começar os Dias nas Dioceses na Diocese de Aveiro.
O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro esteve no terreno e dirigiu-se ao final da tarde a Cacia onde um grupo de cubanos acabava de chegar para lhes dirigir uma saudação.
Para além da mensagem de boas-vindas que declarou, aproveitou também para expressar a sua alegria por pertencer a uma das poucas dioceses do país que recebe todos os peregrinos estrangeiros em famílias de acolhimento e não deixou de referir que “o objetivo da Jornada Mundial da Juventude é evangelizar, evangelizar, evangelizar”.
Durante o dia foram muitos os grupos que viajaram até Aveiro e que foram acolhidos tanto pelas equipas das paróquias como pelas famílias de acolhimento.
Todos os grupos estrangeiros previstos para chegar no primeiro dia efetuaram o seu check-in na paróquia respetiva.