O Parque Ambiental do Buçaquinho recebeu, hoje, o prémio dos Green Project Awards 2016, na categoria “Cidades Sustentáveis”.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar, esta segunda, em Serralves, na cidade do Porto, e contou com a presença de várias individualidades, entre as quais o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
O parque do Buçaquinho é um espaço ambiental lúdico-pedagógico, com diversos recursos naturais ao nível da fauna e da flora, disponibilizando ainda um conjunto de equipamentos que permitem atividades pedagógicas no âmbito da educação e interpretação ambiental, do birdwatching e das energias renováveis e atividades de lazer ao ar livre.
Contempla o Centro Ambiental, seis lagoas, torre e postos de observação da avifauna, parque infantil, Jardim das Plantas Aromáticas, entre outros.
O Parque destaca-se como projeto sustentável que requalificou um espaço degradado e poluído anteriormente ocupado por uma ETAR de origem lagunar, transformando-o numa zona de elevado potencial ecológico, económico e social, com base em energias renováveis e métodos de construção sustentáveis.
Incorporado no edifício expositivo do Parque, o Centro de Educação Ambiental do Buçaquinho tem por objetivo primordial aumentar o grau de instrução ambiental de crianças e adultos.
Desde a sua entrada em funcionamento, mais de oito mil crianças participaram nas diversas atividades do programa de educação ambiental anual, centradas nas principais temáticas ambientais do concelho de Ovar.
Em declarações à RTP, Salvador Malheiro, autarca de Ovar, diz que o projeto é interessante pelas políticas ambientais e pela economia (com áudio).