O Município de Ovar e Força Área assinalam 1º aniversário da Base Aérea nº 8 de Maceda.
Exposição em itinerância nas escolas e concerto solidário fazem parte do programa.
Município de Ovar e Força Aérea unem-se em várias ações no concelho dirigidas a diferentes públicos.
Para assinalar o primeiro aniversário da Base Área nº 8 (ex-Aeródromo de Manobra nº 1, desde 1966), localizada em Maceda, o Centro de Arte de Ovar acolhe no próximo dia 26 de novembro, às 21h30, um concerto especial protagonizado pela Banda de Música da Força Aérea.
A iniciativa tem entrada gratuita e uma vertente solidária.
Os espetadores são convidados a doar um brinquedo que será, posteriormente, entregue a uma instituição social.
Em paralelo e também em articulação com a autarquia, a Força Aérea vai levar uma exposição em itinerância, pelos três Agrupamento de Escolas do concelho.
Dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, esta ação pretende dar a conhecer a história, os valores e todo o trabalho desenvolvido na defesa e proteção do espaço aéreo nacional.
Intitulada “Força Aérea”, a exposição inicia a intinerância no dia 26 de novembro, às 20h, na Secundária Júlio Dinis (Agrupamento de Escolas Ovar Sul).
Nesta escola, este projeto estará disponível para visita até ao dia 29 de novembro.
O trabalho segue para a Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Agrupamento de Escolas de Ovar), de 3 a 6 de dezembro e, depois, para a Escola Secundária de Esmoriz (Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte), de 10 a 13 de dezembro.
Tendo em conta que a Força Aérea irá contactar com alunos que estão a decidir o seu futuro académico e profissional, esta instituição irá, ainda, promover palestras direcionadas aos alunos do secundário, em especial aos do 12.º ano, dando a conhecer as oportunidades de carreira e todo o processo de ingresso nesta força militar.
“A Força Aérea, através da Base Área nº 8 - Maceda, tem desenvolvido um trabalho de proximidade com a comunidade ovarense, contribuindo de forma clara para uma sociedade mais esclarecida, coesa e segura”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que reforça a importância do trabalho em rede.
“Estas iniciativas evidenciam o trabalho articulado que a autarquia tem desenvolvido, quer com a Força Aérea, quer com as restantes representantes da proteção civil que, para além da garantia da segurança de todos, têm trabalhado num conjunto de ações de informação e sensibilização da comunidade”, resume.