Amigos do Cáster e Farmácia Central de Ovar lançam uma campanha de sensibilização para a reciclagem de medicamentos fora de uso.
O objetivo passa por sensibilizar a população para a necessidade de encaminhar os resíduos decorrentes da utilização de medicamentos.
Até ao final do mês de Março, por cada 1 kg de resíduos que sejam entregues para reciclagem, a Farmácia Central de Ovar irá doar € 2,00 aos Amigos do Cáster, para apoiar o trabalho conservacionista.
A entrega de resíduos na Farmácia permite evitar a contaminação dos solos e águas.
Os restos de medicamentos recolhidos são encaminhados para eliminação através de incineração com valorização energética, enquanto os materiais de embalagem e de acondicionamento (compostos por papel, cartão, plástico ou vidro), são separados e enviados para reciclagem.
A associação avisa que agulhas e seringas, termómetros de mercúrio, pilhas, aparelhos elétricos e eletrónicos, material de penso e cirúrgico (gaze, algodão, álcool etílico, água oxigenada), produtos químicos, detergentes, fraldas e radiografias (existem anualmente campanhas específicas para recolha de radiografias, promovidas pela AMI) não devem fazer parte do pacote.