A Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto quer ver os pequenos projetos rurais contemplados nos fundos comunitários e procura alcançar uma base de apoio para desenvolver candidaturas ao quadro de apoio até 2020. Nove Escolas Superiores de Design, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro juntaramm-se na Universidade de Aveiro para a inauguração da exposição AgriCultura Lusitana e para uma sessão de debate sobre a internacionalização do país a partir da cultura rural.
Promovida pela Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) em parceria com o sistema científico e técnico e o sector público e de apoio ao investimento nacionais, a exposição AgriCultura Lusitana pretende “projetar novos caminhos para internacionalizar bens e serviços produzidos no interior do país”.
Composta por um conjunto de trabalhos produzidos por mais de 150 artesãos, designers, docentes e alunos de nove escolas superiores de design nacionais, entre as quais a UA, e 22 ateliers artesanais, a propósito de um convite lançado da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto para reinventar a cultura dos lugares e produzir artefactos representativos da memória e da identidade desses locais, esta exposição relaciona conhecimento e comunidades locais em contexto rural para gerar uma nova economia.
Jorge Brandão defende que o futuro das candidaturas a fundos estará em pequenos projetos (com áudio).