Orquestra Filarmónica Gafanhense em concerto comentado na Fábrica das Ideias.

A Orquestra Filarmónica Gafanhense e o Projeto Cultural 23 Milhas anunciam para este domingo um concerto comentado.

Sob o título “Planetas”, este projeto apresenta a Orquestra Filarmónica Gafanhense no primeiro concerto sinfónico do ano.

Trata-se de um concerto comentado pelo docente Jorge Castro Ribeiro (UA, INET-md), centrado na obra "Planetas" do compositor Gustav Holst.

Será também interpretada a obra “Traveler” de David Maslanka, enquanto reflexão sobre a identidade desta comunidade portuária.

A mundividência originada pelas viagens, tanto espaciais como terrestres, têm sido fundamentais tanto para a criatividade humana como para o conhecimento do lugar que o Homem ocupa no mundo.

A orquestra promete viajar até outros portos ao encontro da música de Astor Piazzolla, numa versão recomposta e orquestrada para sopros pela mão de Artur Fernandes.

E celebra Carlos Paredes naquele que é o dia exato do centenário do seu nascimento, com uma suíte composta em sua homenagem, por um dos mais promissores jovens compositores atuais, Francisco Ribeiro.

A direção artística está a cargo do Maestro Henrique Portovedo.

Espetáculo este domingo às 16h na Fábrica das Ideias.