“No Coração da Bairrada” é a nova assinatura do município de Oliveira do Bairro.
O posicionamento de marketing territorial, o novo logótipo e página de internet foram dados a conhecer pelo município.
“No Coração da Bairrada” foi a assinatura escolhida para “assumir um novo estilo de comunicação e uma nova marca, capaz de nos diferenciar e, ao mesmo tempo, alavancar ao nível do marketing territorial, enquanto identidade capaz de atrair investimento e pessoas”, explicou Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal.
A privilegiada localização geográfica do Concelho, que se encontra “no centro da Região da Bairrada e num eixo que liga Aveiro a Coimbra, entre a serra e o mar”, como explica Duarte Novo, faz com que Oliveira do Bairro seja “um ponto central de acesso ao que de melhor a região tem para oferecer, com elevada atratividade e diferenciação para o investimento económico”.
Para além dessa proximidade, o autarca acrescenta ainda o facto de o seu Concelho ter, também, para oferecer “os principais ícones da região bairradina, como o leitão, a chanfana ou os vinhos e espumantes, produzidos localmente”.
“Com este posicionamento, não estamos a dizer que somos a capital ou o coração da Bairrada”, explicou o líder da autarquia, “estamos simplesmente a dizer que nos localizamos no ‘Coração da Bairrada’, numa constatação factual, de base geográfica, com uma associação a um elemento mais emocional”.
No estudo que levou à definição da estratégia apresentada, foram identificados outros fatores de diferenciação do Concelho, como o kiwi e a cerâmica, de acordo com o presidente da autarquia, que defendeu a opção pelo posicionamento geográfico tendo em conta que “a associação direta a uma ou a outra área entraria em ‘concorrência´ direta com territórios com maior capacidade de produção, no caso do fruto, ou que já marcaram o seu espaço e posicionamento naquela área industrial”.
Para materializar graficamente o novo posicionamento e assinatura, foi criada uma nova logomarca, em que o elemento gráfico de um coração em estilo diamante assume o lado mais emocional, remetendo ainda para a precisão e design da indústria metalomecânica e cerâmica e para o valor intrínseco do território e das pessoas do concelho.
Já com o novo logótipo, o Município anunciou a criação de uma conta na rede social Instagram, “para atingir um público mais jovem”, e apresentou a sua nova página de internet, com um visual moderno e em consonância com a nova imagem e posicionamento.