Novos Media e Criação Artística são dois novos programas doutorais na UA.

A UA apresenta dois novos programas doutorais, em Novos Media e em Criação Artística, propostos pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Novas apostas em destaque entre meia centena destes cursos de 3º ciclo propostos por várias unidades orgânicas e que funcionarão no ano letivo 2022-2023.

Estas duas propostas de formação “resultam da investigação que se vem desenvolvendo em unidades de investigação da área da artes e tecnologias, que formarão profissionais que têm e continuarão a ter uma grande procura por parte dos empregadores”, afirma o Vice-reitor Artur Silva. Esta segunda fase de candidaturas decorre até 3 de agosto.

Uma das grandes missões da UA é desenvolver programas de doutoramento de excelência, incluindo alguns em parcerias nacionais e internacionais, enquanto simultaneamente implementa medidas específicas para aumentar a empregabilidade dos detentores de grau de doutoramento com base nas necessidades de formação e as necessidades do mercado.

Existe também uma grande preocupação em dotar os estudantes de competências transversais e transferíveis, o que explica a oferta de unidades curriculares com este cunho, na maioria dos programas doutorais.

“A criação destes dois ciclos de estudo, constitui mais um exemplo da aposta da UA na criação de cursos e formações inovadoras e ‘fora da caixa’”, refere Artur Silva, Vice-reitor para a Investigação, Inovação, 3º Ciclo e Acreditação de Ciclos de Estudos na UA.

O Vice-reitor realça: “São formações ao nível do 3º ciclo que resultam da investigação que se vem desenvolvendo em algumas unidades de investigação da área da artes e tecnologias, que formarão profissionais que têm e continuarão a ter uma grande procura por parte dos empregadores”.

O ciclo de estudos tem por objetivo a formação avançada de especialistas e investigadores na área de Novos Média, tendo por finalidade o planeamento e a realização de investigação relativa ao estudo, à conceção, ao desenvolvimento e à validação de aplicações e dispositivos infocomunicacionais multimédia de suporte à mediação digital da atividade dos indivíduos e das organizações em diversos contextos da atividade humana (e.g.: educação, entretenimento, saúde), recorrendo ao conhecimento mais atual no que respeita a métodos e técnicas nas diferentes dimensões do trabalho de investigação e adotando uma perspetiva interdisciplinar

 

Programa doutoral em Criação Artística

 

Este programa doutoral, conjunto entre a UA, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico do Porto, promove uma estratégia transdisciplinar para o desenvolvimento de pensamento experimental criativo, acolhendo candidatos com interesse em práticas criativas, nomeadamente, nas áreas de Artes Plásticas, Artes Sonoras, Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.

Este ciclo de estudos nasceu dos intercâmbios entre os investigadores das instituições envolvidas, quer no âmbito de projetos científicos que partilharam, quer no âmbito de diversas iniciativas como congressos, festivais, exposições, colóquios ou outros eventos.

Tanto na UA como nas instituições parceiras deste ciclo de estudos, as aulas nos diversos contextos acima referidos serão garantidas por artistas, profissionais, investigadores e professores de reconhecido mérito nacional e internacional; assim sendo, os estudantes terão uma oportunidade única de estudar/praticar criação artística num ambiente de excelência académica e profissional.