Já vigora novo Estado de Emergência que mantém as medidas das últimas semanas com uma novidade ao nível da venda de livros e material escolar que passa a estar autorizada em supermercados e hipermercados.
O dever de confinamento continua a ser estruturante mas as saídas de casa encerram exceções que continuam a vigorar.
É possível sair para fazer compras, trabalhar quando não é possível o teletrabalho e desenvolver alguma atividade física nas imediações da habitação.
Mantém-se a proibição de circulação entre concelhos ao fim-de-semana, os estabelecimentos encerram às 20h à semana e às 13h ao fim de semana com o retalho alimentar autorizado a trabalhar ao fim de semana até às 17h.
Este é o 11º Estado de Emergência e o Governo adianta que as previsões apontam para que se prolongue, pelo menos, até final de Março.
A Páscoa não terá dias especiais de pausa para conter a pandemia.
O policiamento continuará a ser regra. Este domingo, com sol, fica marcado pelo aumento da presença de cidadãos no espaço público nomeadamente nas zonas balneares.
O acesso às praias de Ílhavo esteve controlado na tarde de domingo com a GNR a impor rigor na fiscalização quanto às justificações apresentadas.
Mais livre foi a manhã com a paisagem marcada pela prática física de quem aproveitou o sol para correr, pedalar e caminhar.