Desconstruir a ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pelo reconhecimento generalizado do estatuto de matéria-prima atribuível aos resíduos é o ponto de partida da nova campanha de sensibilização que será desenvolvida pela SUMA, em parceria com o Município de Ílhavo, no dia 24 de novembro.
"Assumir que um urso de peluche, uma bicicleta, um banco de jardim, uma peça de motor de automóvel ou mesmo uma peça de vestuário possam ser produzidos a partir de lixo, como sacos de plástico, embalagens para acondicionamento de produtos diversos e latas de alumínio, e, adicionalmente, identificar vantagens individuais decorrentes das rotinas de reciclagem são os principais objetivos da campanha 'Produzido com Lixo', que pretende aumentar os níveis de deposição seletiva de resíduos valorizáveis neste concelho".
A campanha "define claramente a reciclagem como uma prática inteligente, nomeadamente em termos de poupança familiar e de otimização da gestão doméstica, relembrando os procedimentos de deposição seletiva de papel, embalagens de plástico e vidro, óleos alimentares usados, resíduos orgânicos, pequenos eletrodomésticos e monstros".
Para consubstanciar esta ação realizar-se-ão, no âmbito da Semana Europeia da prevenção de Resíduos, três sessões de sensibilização nas Escolas do 2º e 3º ciclos do Concelho versando, para além da temática da valorização, outros modos de diminuição da produção de resíduos, através da redução na origem e da reutilização de bens prestáveis.