Interesse pela história, pela reflexão, espaços de cultura e uma forma de ensinar os mais novos com recurso a ambientes diferentes da sala de aulas. Os Museus são por estes dias espaços de chegada de alunos para visitas. Na celebração do Dia Internacional dos Museus, o Museu Marítimo está a acolher visitantes de todas as idades e proveniências. Uma professora de Vagos seguiu com os alunos para este espaço da "cultura marítima" e reconheceu as vantagens da 'deslocação'. (com áudio)
Outros cidadãos passaram pelo Museu e deixatam um testemunho positivo pela forma como é retratada a Faina Maior. "Adoro esta exposção e o tema. Tenho muito respeito pelos homens do mar. O Navio Santo André também é um lugar mágico", disse outro visitante à reportagem Terra Nova.
Este sábado no Museu destaque para a abertura da exposição de Alfredo Cunha, 'Uma Noite no Mar', um trabalho de fotografia sobre a pesca da sardinha, uma faina "pouco dada a abordagens épicas e cujo universo humano" o Museu Marítimo de Ílhavo "nunca abordou anteriormente".