Para "sensibilizar para o uso sustentado da água, um recurso natural cada vez mais escasso", o Museu Marítimo de Ílhavo aposta num programa que irá envolver famílias, crianças e jovens.
As atividades começam a 22 de março, no Dia Mundial da Água, com a ação de sensibilização “O Mar começa aqui… e em ti”, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Esta é uma ação destinada às escolas e nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a empresa Águas do Centro Litoral.
No sábado, dia 26, é inaugurada a exposição temporária “Bota-abaixo” que espelha a memória e a tradição da construção naval em madeira nos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa. No mesmo dia, acontece o espetáculo para bebés “Há-mar”, integrado no Festival Papagaio, coproduzido pelo WeTumTum e Museu Marítimo de Ílhavo.
Paralelamente, Sandro William Junqueira orienta um Workshop de Escrita Criativa, propondo um encontro entre a escrita e o mar.
A Biblioteca Municipal de Ílhavo vem ao museu com a sua Hora do Conto e convida a descobrir “A Viagem da Gotinha”.
Há ainda a oficina de nautimodelismo “Escalas e levantamentos”, dinamizada pela TEAM - Truques & Engenhocas Associação de Modelismo.
O programa do Dia Mundial da Água termina no domingo, dia 27, com a iniciativa “Tanto Mar” que propõe a visita “Da água ao pão” no Centro de Religiosidade Marítima.
O programa completo do Dia Nacional da Água pode ser consultado no website do Museu Marítimo de Ílhavo.