A Mutualidade de Santa Maria foi a IPSS escolhida pelo Instituto de Segurança Social para prestar, no concelho da Murtosa, o serviço de atendimento e acompanhamento social.
O acordo está formalizado.
O Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, recebeu, nos Paços do Município da Murtosa, o Diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, Fernando Mendonça, e o Presidente da Mutualidade de Santa Maria, Luís Alberto Silva, para, num ato simbólico, procederem à assinatura formal do contrato entre as duas entidades.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é uma resposta de ação social de proximidade, orientada a pessoas e famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social e precisem de apoio e orientação.
Procura informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; apoiar em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e exclusão social; contribuir para a aquisição e reforço das competências das pessoas e famílias, da autonomia e da rede de suporte familiar e social; e garantir uma intervenção especializada em função dos problemas e apoiar os projetos de vida dos cidadãos e famílias.
O serviço, gratuito e personalizado, funcionará no Largo Dr. José Tavares, em Pardelhas, junto à loja da AdRA, nas antigas instalações da Biblioteca Municipal.