Murtosa: José Matos apresenta “Atlas Histórico do 25 de abril”.

O investigador, escritor e astrónomo estarrejense José Matos é o convidado do próximo “Encontro com o Autor” na Murtosa.

Sessão, às 16h, no auditório da Oficina de Artes em torno da mais recente obra de José Matos, “Atlas Histórico do 25 de abril” que apresenta, pela primeira vez, uma história visual do 25 de abril, com a narrativa suportada em mapas, ilustrações e fotografias.

A conversa será moderada pelo Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e antigo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos.

José Matos é investigador em História Militar e tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na guerra colonial portuguesa, principalmente na Guiné.

É colaborador regular da Revista Militar e de revistas europeias de aviação militar e de temas navais.

Em português, tem dois livros publicados, um sobre as relações do Estado Novo e a África do Sul e outro sobre a operação Mar Verde na Guiné.

Colaborou, ainda, em três outros livros sobre as guerras coloniais.

Tem escrito também em inglês sobre a guerra na Guiné e a guerra de fronteira entre Angola e a África do Sul, com vários livros publicados na série Africa@War da editora Helion.

Neste Atlas Histórico do 25 de Abril, o historiador José Matos dá uma visão global dos acontecimentos que levaram à eclosão de uma revolta militar em Portugal, em Abril de 1974, e ao derrube da ditadura criada por Salazar.