A Murtosa realça a conquista de galardões “Bandeira Verde”.
Na cerimónia foram entregues as bandeiras e os certificados Eco-Escolas de cada um dos estabelecimentos de ensino que participaram no programa em 2021/2022, nomeadamente, a EBI da Torreira, Centro Escolar do Monte, EB de S. Silvestre, EB 2/3 com Secundário Padre António Morais da Fonseca e Centro Escolar da Saldida.
No que concerne aos prémios dos desafios Eco-Escolas, os alunos Liliana Pintor e Alexandre Rodrigues receberam o 1º Prémio do Desafio Tetrapak “No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias”.
Institucionalmente, o Município da Murtosa foi agraciado com o Certificado de Colaboração na Implementação do Programa Eco-Escolas e com Diploma de Taxa de Implementação 100 % das Escolas, tendo o Agrupamento de Escolas da Murtosa recebido a distinção de Eco-Agrupamento.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.