O Festival gastronómico da Lampreia e do Sável passa do Cais do Bico para a Ribeira de Pardelhas. Decisão assumida devido às previsões do estado do tempo para o fim de semana de 14 e 15 de Abril.
Atendendo à instabilidade atual das condições climatéricas e à sua previsível continuidade durante a próxima semana, a organização do XXI Festival Gastronómico da Lampreia e do Sável da Ria tomou a decisão de transferir a realização do evento do Cais do Bico para a sede da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas.
A Ribeira de Pardelhas foi um dos mais importantes cais mercantis da Murtosa e remete-nos para um tempo em que a Ria de Aveiro era a verdadeira autoestrada da região, por onde tudo chegava e partia, e o território da Murtosa se assumia como uma importante plataforma comercial.
Na atualidade, continua a ser movimentado, graças à atividade da pesca e ao facto de aqui estarem localizados a Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro e o Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, espaço de acolhimento das visitas guiadas, de bicicleta, pelos percursos visitáveis da Natureza – NaturRia.
A confraria “O Moliceiro” é respobsável pelo evento com o apoio da autarquia da Murtosa.
A inscrição no festival, que decorrerá no fim de semana de 14 e 15 de abril pode ainda ser feita até ao dia 11 de abril. Além da degustação dos produtos gastronómicos, há passeios de barco moliceiro na Ria e visitas guiadas de bicicleta pelos trilhos da natureza. O estado do tempo terá palavra decisiva no programa social.
Além do festival, também a restauração adere com ementas temáticas.