O Museu Marítimo de Ílhavo integra consórcio internacional sobre cultura da Pesca Bacalhoeira.
Durante três dias, de 27 a 29 de março, o Município de Ílhavo acolheu um encontro dos parceiros que integram o projeto internacional “SKREI Convention - The Story of the Dried Cod” (Convenção SKREI – A história da salga do bacalhau”), financiado pela União Europeia (Creative Europe Programme).
Para além do Museu Marítimo de Ílhavo, integram este projeto europeu o Museum Nord, das ilhas Lofotten (Noruega), o consórcio CERS, de Veneza (Itália) e o Museu da Liga Hanseática, de Lubeck (Alemanha).
O plano estratégico e as ações a desencadear preveem iniciativas de curadoria comum, assentes num trabalho de pesquisa científico-cultural relacionado com as redes de comércio de bacalhau no espaço europeu e global.
A valorização do património imaterial associado à gastronomia do bacalhau é também um dos eixos deste projeto, cujos resultados se centram na promoção da cadeia de valor de turismo cultural ligada ao produto bacalhau.
O encontro, que se realizou no Museu Marítimo de Ílhavo, incluiu uma reunião aberta, duas reuniões técnicas e visitas de campo à fábrica do grupo Rui Costa e Sousa, e ao Ecomare.
Destacou-se também a participação do Hotel Montebelo Vista Alegre através de uma ação de degustação promovida pelo chef Ricardo Marques.
SKEREI Convention estrutura-se na construção de uma história multicultural do bacalhau no plano europeu.