A reabilitação do Mercado Municipal de Estarreja abre as portas a visitas abertas dos cidadãos este sábado, dia 4, como forma de assinalar o fim da obra. Este é um investimento de 1,9 milhões € na revitalização da economia local e num centro privilegiado do comércio tradicional.
Com uma história de mais de 200 anos, o Mercado Municipal de Estarreja prepara-se para viver um novo capítulo, após ter sofrido uma profunda intervenção de reabilitação urbana, que incluiu a beneficiação da Avenida 25 de Abril, a remodelação integral do mercado coberto, dedicado ao comércio de frescos tradicional, e do espaço feira, dedicado ao mercado descoberto.
Projetado em 1960 pelo arquiteto António Linhares Oliveira, o edifício há muito que aguardava uma intervenção, que esta zona nobre da cidade, entre a Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã, também reclamava.
Uma das transformações mais importantes surgiu com a demolição do corpo a sul do mercado coberto, abrindo-o à cidade, ao parque e ao usufruto público. Nessa plataforma superior foi criada a praça da alimentação, com restaurante, churrascaria e esplanada, para além dos espaços de venda, naquele que será um novo centro de encontro e lazer.
No dia 4 de novembro, utentes e comerciantes do Mercado e Feira terão oportunidade para visitar o novo espaço, antes da sua entrada em funcionamento. As novas instalações terão as suas portas abertas nesse sábado, entre as 9h30 e as 15h.