Ílhavo avança para a segunda edição de um ciclo de iniciativas que mobilizam seniores em tempo de pandemia.
“Maiores Pela Janela” pretende desafiar e estimular as pessoas idosas, a partir das suas casas, e mitigar os efeitos do isolamento.
A programação será repartida por sete atividades: “Não precisas de estar parado”; “Da janela ouço música”; “Radio Ativos na Maior Idade”; “Kits Casa e Demência”, “Se esta Rua Fosse Minha - CDI ”, "Desafios ao Telefone", "Maiores On" e "Revista Maior Idade – edição especial confinamento"
“Não Precisas de Estar Parado” irá divulgar, através do site da Câmara Municipal, vários cadernos de estimulação cognitiva, manuais de exercícios físicos e propostas para serem efetuadas em casa.
A iniciativa "Da Janela ouço Música" pretende invadir e contrariar a solidão das pessoas idosas, através da realização de concertos, propostas musicais que serão executadas nos pátios das habitações dos seniores.
"Rádio Ativos na Maior Idade" será uma rúbrica semanal a emitir na Rádio Terra Nova, no Programa da Manhã conduzido pela Maria João Azevedo, todas as terças-feiras entre as 10h40 e as 10h55, com abordagens a novas formas de envelhecer.
A atividade “Desafios ao Telefone” irá promover ‘dois dedos de conversa. Através do simples contacto telefónico é encontrado o espaço para uma conversa e muitos desafios para serem concretizados, como, por exemplo, ouvir e contar poesia e contos locais.
Numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), entidade que, desde a primeira hora e edição, abraçou, com a Câmara Municipal, o projeto de literacia digital para os seniores, será desenvolvida a segunda fase do “Maiores On” para a promoção de aquisição de competências tecnológicas no domicílio, bem como a integração da comunidade na plataforma online “Mi-one” desenvolvida pela UA.
Uma equipa de técnicos municipais irá deslocar-se, todas as semanas, às janelas das pessoas idosas para proceder à entrega dos “Kits Casa e Demência” com propostas de exercícios de estimulação, para realizarem gravações de histórias e memórias no âmbito do projeto do Centro de Documentação de Ílhavo - "Se esta Rua Fosse Minha", e entregar uma edição da Revista Maior Idade com conteúdos exclusivos concretizados em tempos de confinamento: entrevistas, crónicas e ações sensibilização.
Todas estas atividades têm inscrições abertas, devendo as mesmas ser formalizadas através do e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt ou do telefone 234 329 636.