Arranca hoje na Costa Nova e prova do mundial de Kneeboard.
O Kneeboard Surfing World Titles tem competição entre 8 e 18 de setembro.
É a primeira vez que o Campeonato do Mundo de Kneeboard se realiza em Portugal, uma organização conjunta da Associação de Surf de Aveiro (ASA), da Federação Portuguesa de Surf e da World Titles Kneeboard Surfing.
São esperados cerca de 100 atletas, 11 dos cerca de 80 já inscritos são portugueses.
Haverá 13 categorias em competição em Open Women; Cadetes Sub-16; Cadetes Sub-18; Pro Júnior Sub-21; Senior Men (mais de 30 anos); Masters Men (mais de 35 anos; Grand Master Men (mais de 40 anos); Kahuna Men (mais de 45 anos); Veteran Men (mais de 50 anos); Open Men; Legends; Immortals; Tag Team (equipas mistas de cinco elementos).
Os primeiros dois dias (hoje e amanhã) são dedicados às inscrições e receção das seleções da Austrália, Brasil, Espanha, França, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Tahiti, Reino Unido, Estados Unidos da América e Venezuela, que, no sábado (dia 10), desfilarão, a partir das 11h00, na marginal da Costa Nova, junto ao posto de turismo.
O domingo (dia 11) está reservado para os treinos livres, para na segunda-feira (dia 12) se dar início à disputa dos títulos mundiais.
Sábado (dia 17) realizam-se as finais das diferentes categorias em competição – Open; Open Women; Cadet (menos de 16 anos); Junior (16 a 19 anos); Pro Junior (20 a 29 anos); Senior (30 a 39 anos); Master (40 a 44 anos); Grand Master (45 a 49 anos); Veteran (50 a 54 anos); Kahuna (55 a 59 anos); Legend (60 a 64 anos) e Immortals (mais de 65 anos) – e ainda a prova de Tag Team.
No dia 18, domingo, último dia do evento, haverá um momento de free surf, antes da entrega e prémios aos novos campeões do mundo e a entrega da bandeira World Titles ao próximo anfitrião, a partir das 12h00.
Relembre-se que, paralelamente, o público presente na praia pode desfrutar de experiências de kneeboard gratuitas, assistir a ações de sensibilização ambiental e de limpeza da praia e participar em workshops de artesanato.