Alargamento e reformas da União Europeia em debate na Universidade de Aveiro.
O alargamento e as reformas da União Europeia vão estar em discussão numa conferência que vai contar com o especialista em assuntos europeus, Stefan Lehne, esta quarta-feira, no Auditório Joaquim José da Cunha, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA), das 10h00 às 11h30.
Esta iniciativa está aberta a todos os interessados e tem entrada livre.
O austríaco Stefan Lehne partilha a sua longa experiência em assuntos europeus.
A sua intervenção vai centrar-se no duplo desafio do alargamento da UE a países de Leste e Balcãs, bem como na desafiante tarefa que será reformar as instituições da UE para acolher todos estes novos países num futuro próximo.
Como parte da resposta à agressão russa contra a Ucrânia, a UE ofereceu o estatuto de candidato a este país, mas também à Moldávia e à Geórgia.
Assim, em dezembro de 2023, decidiu iniciar conversações de adesão com Kiev e Chisinau.
Estas decisões deram um novo impulso e urgência ao processo de alargamento, que estava estagnado desde a adesão da Croácia em 2013. Para além destes novos candidatos de Leste, seis países dos Balcãs Ocidentais estão também a tentar aderir. Assim, o alargamento da UE a mais de 35 membros será uma tarefa difícil e complexa, que exigirá uma mobilização total da capacidade de resolução de problemas.
Levanta-se também a questão da capacidade de absorção da UE, ou seja, se as instituições, as políticas e as finanças do bloco são capazes de acolher um número significativo de novos membros.
Esta conferência vai contar também com a presença da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e com o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA), Wilson Carmo.
Este evento é organizado pela UA, Embaixada da Áustria e Representação da Comissão Europeia em Portugal.