IPDJ lança mais um concurso Euroscola em edição sobre inteligência artificial.

O IPDJ lança mais um concurso Euroscola.

Este ano, o tema a concurso “Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios” incita os alunos a explorarem a Inteligência Artificial (IA), analisando tanto os benefícios revolucionários que esta tecnologia pode trazer para a sociedade como os desafios éticos, sociais e económicos que surgem com a sua implementação.

O Concurso Euroscola visa selecionar a nível nacional as escolas que irão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Cada escola do Ensino Secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo, em Portugal Continental e Regiões Autónomas, candidata-se, com dois alunos, do 10.º ou 11.º ano, apresentando um trabalho escrito com uma abordagem do tema anual em discussão e apresentando-o oralmente.

O IPDJ é a entidade organizadora do Euroscola em Portugal, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e as Direções Regionais de Juventude das Regiões Autónomas, com a colaboração da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira.

O Parlamento Europeu criou o projeto Euroscola em 1990 de modo a possibilitar a participação de estudantes do ensino secundário num exercício de simulação do trabalho dos deputados do Parlamento Europeu.

O Euroscola acolhe, anualmente, estudantes entre os 16 e os 18 anos de idade, de todos os Estados-Membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.