A proteção civil municipal de Ílhavo alerta para o agravamento das condições do tempo nas próximas 48 horas, com efeitos adversos relacionados com calor, precipitação intensa e formação de trovoadas secas, prevendo-se que estas situações se prolonguem até ao final da tarde de quarta-feira, 11 de junho.
No dia de hoje, 9 de junho, prevê-se uma temperatura máxima na ordem dos 30°C, com níveis elevados de radiação ultravioleta (UV).
Para o dia de amanhã, 10 de junho, é expectável uma descida gradual da temperatura máxima até aos 22°C.
Prevê-se a ocorrência de aguaceiros durante a tarde de terça-feira (11 de junho), com céu geralmente muito nublado.
O agravamento deverá ocorrer ao início da noite, com precipitação forte e intensa, podendo atingir acumulados de até 9,0 mm numa hora, especialmente entre as 21h00 e as 23h00.
No dia de hoje, espera-se vento fraco a moderado, com rotação do quadrante noroeste para sudeste durante o período noturno.
Para amanhã, o vento deverá iniciar-se do quadrante oeste, mantendo-se alguma imprevisibilidade quanto à sua predominância nas próximas 24 horas.
Dada a instabilidade atmosférica, existe forte probabilidade de ocorrência de trovoada seca ao longo do dia de amanhã (10 de junho), com maior incidência ao final do dia.
Considerando o quadro meteorológico previsto, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro elevou o Estado de Prontidão Especial para o Nível 1, em vigor até às 23h59 do dia 9 de junho de 2025.
Esta decisão visa reforçar a prontidão e capacidade de resposta das entidades competentes, em face ao período de temperaturas elevadas.