O Município de Ílhavo acolhe o “Bom dia Cerâmica” com um roteiro de visitas e experiências que dão destaque não apenas aos nomes consagrados mas também a pequenas oficinas.
Artistas e artesãos que produzem peças inspiradas em elementos naturais, como a água, a terra, os peixes, as aves ou as flores, ganham visibilidade neste evento que decorre nos dias 18 e 19 de Maio.
Em destaque os objetos de utilização quotidiana (pratos, travessas, saleiros, jarras e bacias entre outros).
A Câmara de Ílhavo, enquanto membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, volta a promover o “Bom Dia Cerâmica”, nos dias 18 e 19 de maio, visando a "defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico".
Museu Vista Alegre, Oficina da Formiga, Quinta Pedagógica Inclusiva do CASCI e Museu Marítimo de Ílhavo são os palcos deste evento.
Até ao dia 18 de maio está também patente a exposição itinerante da AptCC “Cerâmica Portuguesa”, no Foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, com entrada gratuita.
O programa do roteiro começa no dia 18 de maio (sábado), entre as 10h00 e as 12h00, com visita à Oficina de Olaria do CASCI.
Há oficinas na Oficina da Formiga, no Museu Vista Alegre e no Museu Marítimo.
Durante a tarde realizam-se visitas orientadas e haverá uma tertúlia sobre “A loiça a bordo do Salão dos Oficiais” no Museu Marítimo.
Domingo repete-se a ação.