Ílhavo: Município abre inscrições para atribuição de compostores domésticos.

Município de Ílhavo abre inscrições para atribuição de compostores domésticos em todas as freguesias.

O Município lança nova campanha e aposta na valorização dos biorresíduos e no seu tratamento na origem, através da compostagem.

A entrega de compostores domésticos é uma iniciativa que se realiza no âmbito dos Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para 2025 e representa um investimento de 10 mil euros.

A compostagem é um processo essencial para a redução dos resíduos indiferenciados, uma vez que os biorresíduos (restos de alimentos e resíduos verdes) representam cerca de 40% do total dos resíduos encontrados no contentor.

Este projeto contribui não só para a proteção do meio ambiente, mas também para a redução de custos para as famílias, dado que a diminuição de resíduos indiferenciados tem impacto direto na taxa aplicada ao consumo de água.

A autarquia anuncia ainda o alargamento da rede de ecopontos e ações de sensibilização para uma gestão responsável dos resíduos.

Na fase 2 desta ação serão entregues 225 equipamentos, tendo como critério o efetivo da população residente.

Serão colocados 96 compostores na Freguesia de São Salvador, 89 na Freguesia da Gafanha da Nazaré, 30 compostores na Freguesia da Gafanha da Encarnação e 10 na Freguesia da Gafanha do Carmo.

A atribuição dos compostores é exclusiva para munícipes que residam em moradias com terreno disponível, onde o composto resultante poderá ser integrado diretamente no solo.

Com a sua entrega, será desenvolvida uma ação de sensibilização sobre o processo da compostagem que visa esclarecer e informar os participantes, sobre como e o que separar, quais as vantagens, e os respetivos procedimentos a ter, com vista à obtenção de um bom composto, devolvendo à terra aquilo que dela provém.

As inscrições estão abertas até ao dia 20 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário online disponível nas redes sociais e no website do município.