Ílhavo: Logística do Acampamento Regional de Escuteiros em fase de instalação.

Já está em fase de instalação toda a logística do Acampamento Regional de Escuteiros.

Limpeza de terrenos, vedações, instalação de redes e água são alguns dos trabalhos visíveis na antiga Colónia Agrícola.

Ílhavo recebe 1900 escuteiros para uma semana de aprendizagem e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, 1900 escuteiros de todo o distrito de Aveiro reúnem-se na Colónia Agrícola de Ílhavo para viver uma experiência de acampamento.

Sob o lema "Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-te” o evento reúne crianças e jovens entre os 6 e os 23 anos desafiados a experimentar novas experiências e a encontrar o seu papel no mundo, num ambiente de camaradagem e espírito de equipa.

A Abertura Oficial do Acampamento acontece no dia 28 de julho, às 17h00, com a realização de uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, aberta a toda a comunidade da região. A 20ª edição deste evento é organizada pela Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas, em estreita colaboração com a Câmara de Ílhavo, e inclui ações pelo território de Ílhavo, atividades em campo, oficinas temáticas, partilha de vivências, celebrações e momentos lúdicos e de convívio.

A segurança do campo e os cuidados de saúde dos participantes serão assegurados por três equipas que trabalham em plena sintonia: Bem-Estar, é a equipa regional composta por elementos da proteção civil regional do CNE e do hospital de campo, composto por médicos e enfermeiros voluntários, pela Proteção Civil Municipal e pela Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Participam nesta edição 416 Lobitos (6 aos 10 anos), 512 Exploradores (11 aos 14 anos), 433 Pioneiros (15 aos 17 anos), 183 Caminheiros (18 aos 23 anos), 200 Dirigentes em ação pedagógica e 130 Dirigentes e auxiliares externos ao movimento, prestando apoio nos serviços.

José Carlos Santos, Chefe Regional de Aveiro, sublinha que “Será certamente uma semana intensa para todos e o resultado mais importante será que cada um dos participantes, nas suas especificidades individuais, leve para casa não um tesouro, mas uma arca com imensos tesouros para partilhar com muita gente ao longo da vida.”

O acampamento regional ACAREG realiza-se habitualmente de cinco em cinco anos e reúne escuteiros de diferentes idades integrados em agrupamentos da mesma região para proporcionar uma oportunidade única de convivência, aprendizagem e desenvolvimento de competências pessoais e sociais

O último ACAREG da Região de Aveiro realizou-se em 2019, em Anadia.