Ílhavo: Laboratório do Envelhecimento acolhe sessão do “Clube de Pensamento”.

O Município de Ílhavo, através do projeto Maior Idade, anuncia a realização de sessões informativas com o objetivo de fomentar uma sociedade mais inclusiva.

Estas iniciativas abrangem conversas informais, debates comunitários e assembleias cívicas, oferecendo à comunidade oportunidades concretas para discutir e influenciar questões relacionadas com o envelhecimento e a diversidade.

Ação que procura promover o diálogo, a reflexão literária e o envolvimento ativo da população mais velha.

Esta sexta-feira, 8 de novembro, pelas 10 horas, o Laboratório do Envelhecimento acolherá uma sessão do “Clube de Pensamento”, conduzida por Ana Pereira, da livraria Xylocopa, destinada à reflexão a partir da literatura.

O Clube de Pensamento oferece aos participantes, em especial à população mais velha, um espaço de partilha onde podem explorar ideias e expressar-se criativamente, promovendo o pensamento crítico e o diálogo a partir da literatura.

No sábado, 9 de novembro, às 10h30, o Laboratório do Envelhecimento será palco para a sessão “Palavra de Investigação”, um evento que convida a comunidade a tomar o pequeno-almoço com as investigadoras Ana Lúcia Santos e Mara Pieri, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC).

As investigadoras conduzirão uma conversa sobre o tema “Sensibilizar para a diversidade no envelhecimento”, explorando direitos, desafios e estereótipos enfrentados por pessoas com mais de 60 anos, com especial enfoque na diversidade sexual e de género.

Durante a sessão, será também apresentado o guia “Envelhecer como LGBTQ+ em Portugal”, um recurso fundamental para apoiar uma visão inclusiva e respeitosa sobre o envelhecimento, que visa promover empatia e compreensão por trajetórias de vida diversas.

Por fim, o programa “Decisões Vincadas” irá fortalecer a participação cívica dos cidadãos mais velhos, com duas iniciativas principais: os Debates Comunitários e a Assembleia Sénior.

As sessões de Debates Comunitários têm lugar esta quinta e nos dias 15 e 22 de novembro, respetivamente no Laboratório do Envelhecimento, no Fórum Maior Idade e na Sala de Estar do Edifício Sócio-Educativo da Gafanha da Encarnação, pelas 14h30.

Estas sessões proporcionam um espaço de discussão sobre o programa “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, promovido pela Organização Mundial da Saúde, que propõe mudanças fundamentais para tornar o ambiente urbano mais inclusivo, abordando temas como acessibilidade, habitação, transporte, inclusão social e saúde.

Durante os debates, os participantes serão incentivados a identificar desafios e propor soluções para adaptar as cidades às necessidades da população sénior.

No final das sessões será eleito um líder comunitário para representar as ideias e as preocupações do grupo na Assembleia Sénior, marcada para o dia 5 de dezembro, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Município de Ílhavo.

A Assembleia Sénior reunirá todas as propostas levantadas nos debates, proporcionando um espaço para priorizar e debater sugestões concretas, que poderão ser implementadas a nível local, promovendo políticas que espelhem as necessidades dos cidadãos mais velhos e valorizem a sua contribuição.