O Município de Ílhavo agendou para fevereiro o “2.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento”.
Será no dia 11 de fevereiro, no Cais Criativo da Costa Nova, em torno de temas como Demografia, território e as políticas públicas.
Com o objetivo de partilhar e aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento, este evento integra um debate sobre a realidade sociodemográfica do envelhecimento.
A receção aos participantes tem início às 9h30, seguindo-se a sessão abertura, às 10h, com o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.
A primeira comunicação "Cidades capacitadas para responder às necessidades das pessoas Idosas" é conduzida por Pedro Rocha, investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Entre as 10h30 e as 13h, são apresentadas um conjunto de boas-práticas, no âmbito do envelhecimento, desenvolvidas nos municípios de Lousada, Chamusca, Viseu e Ílhavo.
A partir das 14h30, seguem-se mesas de trabalho para debate e apresentação de recomendações e propostas em torno de seis temáticas: Envelhecer em Casa - Ageing in Place; Iniciativas comunitárias para o combate da violência na pessoa idosa; Políticas e Práticas em Saúde centradas nas Pessoas com Demência; As tecnologias em casa da Pessoas Idosa; Cuidado Informal e Planeamento de um território amigo das pessoas idosas.
Às 15h30, Miguel Padeiro, professor do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, traz à reflexão o tema “Envelhecimento nas Cidades”, seguindo-se a apresentação “Never2late” do projeto InterAge.
Às 16h15 são apresentadas as conclusões do “2.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento” que irão integrar o memorando de base ao documento final a enviar ao Governo.