O Dia Aberto nos Arquivos de Temática Marítima é o mote para a celebração do Dia Internacional dos Arquivos. A autarquia de Ílhavo, através do Centro de Documentação, destaca a importância da História e Cultura locais na afirmação e consolidação da Identidade do Município.
Dia de visitas à exposição "Imagens com Memória", sessões de Serviço Educativo "Ílhavo, Terra Milenar" e "Construir Genealogias, Conhecer Gerações", direcionadas ao Pré-escolar e 2.º Ciclo, marcam a agenda.
Durante a tarde haverá representação teatral de apontamentos da História Local Ilhavense, pela Turma de Teatro e Literatura do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, com especial destaque para "Os postais da Costa Nova", de Senos da Fonseca
Esta iniciativa visa mostrar à sociedade a atividade da Universidade Sénior ao serviço da Cultura, utilizando a informação dos arquivos de forma pedagógica mas, sobretudo, divertida.
Eliana Fidalgo, técnica do CIEMar, fala do crescente interesse de investigadores e da população por aspetos da história de Ílhavo em particular as atividades marítimas (com áudio).