Ílhavo: Biblioteca Municipal é espaço de encontro - Mariana Ramos.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo é um equipamento estruturante na vida cultural do Município e vai continuar a fazer parte do processo educativo.

Ílhavo celebra os 18 anos da BMI e confirma essa importância enquanto pilar cultural.

Das consultas pelos adultos, passando pelo público escolar, até aos clubes de leitura e à articulação com a rede de bibliotecas escolares, são várias as áreas de intervenção.

Mariana Ramos, vereadora com o pelouro cultural, acredita que esse formato não está esgotado mesmo com a concorrência da digitalização.

Lembra que as bibliotecas são, em si, espaço de socialização (com áudio)

A responsável política entende o espaço como fonte de pensamento crítico e ação "transformadora" (com áudio)

No dia em que se fez a festa, a autarquia quis distinguir leitores e utilizadores.

Ana Isabel, distinguida com o reconhecimento de melhor leitora, fala de uma presença regular na BMI.

Diz que não trocaria o livro em papel e as deslocações à BMI por nada (com áudio)

A programação vai continuar ao longo das próximas semanas.

Sábado, dia 16, será preenchido com as atividades “Maré Cheia de Jogos”, das 10h às 18h, “Bebeteca Especial Aniversário”, por Bolinha de Música, às 10h e às 11h, e o Workshop Maker "Velas Florais", por Labougie Flowers, às 15h.

Haverá ainda “Hora do Conto Especial Aniversário”, por Ana Sousa, às 16h30.

Setembro marca o regresso das iniciativas “Saberes com Sabor” e “Por Falar em Cresc(S)er”, com periodicidade mensal. Com o tema "Fome Emocional", o “Saberes com Sabor” realiza-se no dia 23, às 15h, e conta com a dinamização da Nutricionista Sara Fernandes. O valor da inscrição é de 5 euros.

“Por Falar em Cresc(S)er” será dedicado ao tema “24 horas para ser, estar e fazer", por Now M, e está agendado para o dia 29, às 18h30.

A terminar a celebração deste 18º aniversário, no dia 30, às 15h30, terá lugar a apresentação do livro “Os Algoritmos e nós", de Paulo Nuno Vicente, seguida de uma conversa sobre a Inteligência Artificial, com Nelson Zagalo, coordenador do DigiMedia da Universidade de Aveiro.

 

 

Foto: BMI