O Laboratório do Envelhecimento juntou autarquias envolvidas no projeto “Next Door Project” para uma jornada de balanço.
Esta iniciativa pretende promover a participação da comunidade nas apostas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais velhos.
Arouca, Ílhavo e Aveiro participaram na conferência “Mobilizar a comunidade local para apoiar os cidadãos mais velhos” que aconteceu na passada segunda-feira, a convite da Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social.
Este é um projeto aplicado em Aveiro pela Rede Aveiro Sénior, pelo Município de Ílhavo e no Município de Arouca.
O encontro, que contou com cerca de 50 participantes aconteceu no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo e a agenda contou com apresentação da iniciativa e dos resultados.
A mesa-redonda foi de partilha de experiências e de ganhos com a iniciativa-piloto em Aveiro (Sofia Vieira – Rede Aveiro Sénior), Ílhavo (Bruno Soares – Município de Ílhavo) e Arouca (Vânia Gonçalves – Município de Arouca).
Fez-se a reflexão sobre a educação de adultos no desenvolvimento dos territórios que contou com o contributo de Mariana Ramos do Município de Ílhavo e uma discussão conjunta sobre como levar este modelo para outros locais.
Os intervenientes fazem balanço “muito positivo pelo conhecimento das respostas desenvolvidas e, ficou-se com a expectativa de replicação e disseminação em outros territórios”.