Ílhavo anuncia investimentos em qualificação urbana na Gafanha do Carmo e Gafanha de Aquém.
Na Gafanha do Carmo, a autarquia investe 175 mil euros para aquisição de terrenos para preparar a construção do Centro Cívico.
Trata-se de uma dupla aquisição de dois terrenos (rústico e urbano), no lugar da Crasta do Poço.
A aquisição irá permitir à Autarquia a elaboração de projeto e execução física do Centro Cívico, ampliação e requalificação do Espaço Público e construção de zona de estacionamento, no centro da Freguesia.
Este é, segundo a Câmara de Ílhavo, um projeto “há muito desejado pela Freguesia da Gafanha do Carmo e pela comunidade” e o “primeiro passo” para a implementação.
Na reunião de Câmara de Agosto foi também adjudicada a empreitada de Requalificação da Frente Ria, na Gafanha de Aquém, pelo valor de 103.800 euros.
O arranjo urbanístico prevê um percurso pedonal marginal à ria na zona do enrocamento, a definição de pequenas manchas verdes em espaços sobrantes, bem como a valorização da atual placa de estacionamento.
Além da valorização da frente ria vai articular as diversas ciclovias existentes com as futuras,de ligação à Gafanha da Nazaré e zona industrial da Mota, que confinam entre si naquela zona no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Ílhavo.