O Instituto Duarte de Lemos recebeu o prémio vencedor do concurso SITESTAR.PT 2 (http://sitestar.pt), e o prémio do concurso “Energia Fantasma” promovido pela DECO e a DNS, e que pretende distinguir os jovens que elaborem páginas web em português e vídeos que sensibilizam os consumidores sobre os consumos stand-by/off-mode e outros desperdícios de energia das casas. O concurso SITESTAR.PT 2 convidou os jovens a desenvolverem conteúdos relevantes na área da ciência e do conhecimento, do empreendedorismo, das artes e do desporto e a publicá-los de uma forma inovadora.
O Instituto Duarte de Lemos, sob a orientação do Professor de Informática, Fernando Mendes, participou com os alunos António Almeida, Rodrigo Gouveia e Beatriz Ferreira na categoria Empreendedorismo Social e Económico. Esta equipa desenvolveu a página web “Sabonetes do IDL” (http://sabonetesdoidl.pt) para divulgar o projecto “Cleansoap”, que já foi premiado no concurso nacional de educação financeira “Todos Contam”, e que consiste numa empresa de fabrico e comercialização de sabonetes gerida pelos alunos do Instituto Duarte de Lemos.
De entre 238 equipas participantes no 2º concurso SITESTAR.PT 2, a equipa do Instituto Duarte de Lemos saiu vencedora na categoria Empreendedorismo Social e Económico.
No concurso “Energia Fantasma” (https://goo.gl/BpA11p )os alunos Manual Brinco, José Brinco e José Silva, sob a orientação do Professor Ângelo Nolasco, produziram um vídeo que alerta para o consumo de energia elétrica desnecessária no dia-a-dia. Entre os mais de 200 vídeos submetidos a concurso, o trabalho dos alunos do Instituto Duarte de Lemos ficou entre os cinco melhores trabalhos apresentados.
Ambos os prémios foram entregues por João Oliveira, em representação da DECO, que destacou “a importância da participação empenhada dos jovens e das escolas neste tipo de iniciativas”, felicitando o Instituto Duarte de Lemos por esta dupla distinção.
A Direção Pedagógica do Instituto Duarte de Lemos felicitou os alunos e professores responsáveis pelos projetos vencedores, salientando “a importância que este tipo de prémios a nível nacional representam para a escola, pois constituem simultaneamente um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido todos os dias mas também um importante incentivo para o reforço da abertura a novos projetos e desafios”.