O Instituto Duarte de Lemos participou no 20º Encontro Nacional das Escolas Associadas da UNESCO, em Almada, no Instituto Piaget, que se realizou nos dias 31 de abril e 1 de maio.
Além das escolas portuguesas que integram a Rede de Escolas UNESCO, estiveram presentes professores de várias escolas do mundo lusófono, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Brasil, além dos respetivos comités nacionais da UNESCO, para debater e partilhar propostas de metodologias que dessem resposta aos desafios da educação no século XXI.
O IDL, que integra esta organização da UNESCO, desde 2001, esteve representado pela docente Ana Cláudia Henriques, tendo sido uma das instituições convidadas a apresentar aos participantes uma súmula das suas práticas educativas relativas à transição digital e inovação.
Foram levantadas questões sobre a formação de professores, a diferenciação entre o uso recreativo de ecrãs e utilização de equipamentos tecnológicos como ferramenta de trabalho.
Esteve também presente o ministro da educação, João Costa, que numa comunicação subordinada ao tema “a educação como resposta aos desafios globais”, reconheceu a complexidade dos desafios que a atualidade apresenta, mas deixou uma nota de “otimismo” lembrando que os professores, como classe, e as escolas no seu todo, “sempre foram capazes de dar resposta às necessidades dos alunos e das comunidades em que se inserem”.