Hugo Simões vence 5.ª edição das Residências Artísticas STEAM Aveiro Tech City

O artista e músico Hugo Simões é o vencedor da 5.ª edição das Residências Artísticas STEAM, iniciativa promovida pelo Aveiro Tech City com o objetivo de aproximar o setor criativo e cultural da estratégia de Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) desenvolvida pela Câmara Municipal de Aveiro nas escolas do Município.

O projeto vencedor, intitulado “STEAM Opera Lab”, propõe a cocriação de um concerto-ópera original envolvendo alunos e docentes, promovendo simultaneamente o diálogo cultural e o desenvolvimento de competências STEAM. 

A iniciativa será implementada na Escola Básica 2,3 de Cacia, sede do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, que volta a associar-se a um projeto artístico de dimensão europeia. 

Com o Mar como tema central, os alunos serão responsáveis pelo desenvolvimento do storyboard e do libreto, seguindo-se os ensaios e uma apresentação pública no final do ano letivo.

O processo inclui atividades de educação STEAM relacionadas com criação de conteúdos e exploração musical, sempre assentes na metodologia aprender fazendo, incentivando a investigação, a experimentação e a aplicação prática do conhecimento.