Helena Nazaré, antiga Reitora da Universidade de Aveiro (2002-2010), foi nomeada para vice-presidente da comissão independente que promove a avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.
Da equipa de comissão fazem parte nomes como Alberto Amaral (Reitor da Universidade do Porto entre 1985 e 1998), que assume a presidência, Ana Gabriela Cabilhas (presidente da Federação Académica do Porto), Célia Reis (vice-presidente da Cap Gemini Internacional) ou Cláudia Sarrico (professora catedrática da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)
Para além desta nova responsabilidade, a antiga Reitora da Universidade de Aveiro já assumiu outros cargos como o de Presidente da Associação Europeia das Universidades (2012-2015) e o de Presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior (2015-2019).
Helena Nazaré foi indicada para o cargo diretamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A ministra Elvira Fortunato e o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira consideram decisivo que se avalie regularmente o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.
A avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior contribui para fortalecer as instituições de Ensino Superior e de Investigação e Desenvolvimento num quadro de estabilidade e autonomia.
A comissão independente age de acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Educação e da Assembleia da República.
Dezembro de 2023 é apontado como data para conhecer as conclusões da comissão de avaliação.
Posteriormente, as conclusões serão alvo de um processo de discussão pública com todas as comunidades envolvidas.