Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude sobem ao alto do Farol da Barra e assinalam a chegada ao arciprestado de Ílhavo.
Esse momento está agendado para este domingo às 16h na praia da Barra no momento diocesano "Cruz no Farol".
A Cruz Peregrina e o Ícone Mariano chegam a Ílhavo por via marítima vindos do Cais do Sal em Aveiro.
Serão depois transportados até ao Farol da Barra.
Para além da subida dos símbolos e da sua exposição, haverá ainda uma oração comunitária, como já é habitual nos momentos diocesanos e ainda um momento musical com a banda “Maria Café”.
Tendo embarcado com os jovens da diocese de Aveiro neste projeto, o COD Aveiro tem sentido que “eles são maiores que os 66 metros de altura do Farol e têm uma visão para além das 23 milhas náuticas do feixe luminoso do farol”.
Para além disso, o Comité Organizador Diocesano “acredita na energia dos jovens” para serem “motores de toda a sociedade”.
Sendo a diocese de Aveiro banhada pelo oceano Atlântico, o COD (Comité Organizador Diocesano) Aveiro considera que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude não podiam peregrinar durante um mês pelas 101 paróquias e não ir a um sítio tão emblemático como é o Farol da Barra.
Pedro Carvalho, coordenador do COD Aveiro sublinha que o objetivo com esta iniciativa é “comemorar os sonhos da juventude aveirense que têm sido ousados, corajosos e aventureiros”.
“E porque se está a navegar com eles faz sentido comemorar a alegria da juventude neste local emblemático”, acrescenta.
Esta atividade é aberta a toda a comunidade e, para além de todas as famílias que estarão neste momento, vão ser convidadas outras 10 famílias, que já se inscreveram na plataforma, de Ílhavo e Aveiro (arciprestados com mais jovens para receber) para darem testemunho aos presentes.