A iniciativa "A Pedalar é que a gente se entende" vai marcar a semana em que se assinala o 7.º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, espaço inteiramente dedicado a pessoas com mais de 60 anos.
Durante cinco dias serão apresentadas várias iniciativas que, este ano, refletem a temática da mobilidade ciclável na Maior Idade.
Haverá oficinas de pintura, jogos intergeracionais, percursos de bicicleta e prevenção rodoviária, exposições, cinema e música.
Da programação destaca-se, esta segunda, pelas 14h30, a Pedalada Sénior, um percurso em bicicleta pela Freguesia da Gafanha da Nazaré, e, às 15h00, a assinatura de uma adenda ao protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o projeto GAFe Bike Lab, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, que irá permitir o apoio técnico na reparação e manutenção de bicicletas e a partilha de experiências entre os jovens e os idosos.
A semana começa às 10h com a oficina de pintura “Bicicleta e os Maiores”, jogos de mesa e Circuito de Bicicletas.
Na terça, dia 7 de janeiro, abertura de uma exposição com as “Geringonças de Manuel Ramos”, que será tema de conversa sobre as “Bicicletas das Nossas Vidas”, que conta com o criador de bicicletas Manuel Ramos, António Rodrigues do projeto GAFe BIKE LAB e Sílvia Freitas do ‘Pedalar sem Idade’ do Porto.
Pelas 16h15 será o momento de cantar os Parabéns ao Fórum, encerrando o dia com um concerto, pelos MusaRia.
A semana terminará com três dias dedicados à mobilidade ciclável para idosos, com percursos pelas ciclovias do Município através do projeto “Pedalar sem Idade” destinado, essencialmente, a idosos dependentes que irá disponibilizar a Ventoleta, uma bicicleta elétrica destinada aos seniores com dificuldades motoras.