Duas bicicletas preparadas no Gafanha Bike Lab, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, têm como destino o Vaticano mas se não for possível ficam na União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela que vai receber as Jornadas Mundiais da Juventude.
A ideia surgiu num encontro em maio do ano passado quando as Juntas de Freguesia da Gafanha e da zona de Lisboa estiveram juntas num encontro sobre Sustentabilidade Ambiental.
Os modos suaves e a imagem da freguesia associada à bicicleta pela tradição secular das pasteleiras, conduziram a uma ideia que visava a oferta de uma bicicleta pasteleira ao Papa Francisco.
O desafio foi extensível ao GAFe Bike Lab, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, que ajudou a preparar as bicicletas e uma ação que mobilizou ainda dois cidadãos (João Vinagre e Videira).
Concluído o trabalho de reparação de velhas pasteleiras, as bicicletas foram entregues ao autarca da União de Freguesias onde a Jornada Mundial da Juventude vai decorrer no início de Agosto.
Carlos António Rocha, autarca da Gafanha da Nazaré, recordou a aventura para dizer que é um sonho tornado realidade (com áudio)
As duas pasteleiras vão para as Jornadas Mundiais da Juventude mas o objetivo é que cheguem ao Vaticano.
Se ficarem União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, servirão para promover a mobilidade sustentável (com áudio)