A cidade da Gafanha da Nazaré e o concelho de Ílhavo assinalam o desaparecimento físico de Manuel Mário Bola.
O construtor de modelos de embarcações e colecionador, cujo espólio foi adquirido pela Câmara de Ílhavo e que está em exposição na Fábrica das Ideias, faleceu aos 79 anos.
Manuel Mário Cravo Bola assina a exposição “Coleção Manuel Mário Bola” com espólio que construiu e angariou ao longo de uma vida e que sempre quis mostrar ao público na sua freguesia.
Essa coleção foi adquirida pelo Município de Ílhavo, em 2021, e passou a figurar nas mostras permanentes da Fábrica das Ideias, sendo local de visitação em momentos especiais tal como aconteceu recentemente, em setembro, por ocasião da Festa dos Bacalhoeiros.
A memória da pesca do bacalhau e da cidade da Gafanha da Nazaré concentrados em centenas de objetos e embarcações à escala que chegou a mostrar em itinerância em vários pontos do mundo.
Ligado à pesca e à marinha mercante dedicou-se ao colecionismo e à construção de miniaturas, à escala e com planos, em trabalho manual que desenvolvida na sua “oficina” doméstica.
A nau "S. Felipe" foi considerada durante muito tempo a sua obra-prima e esteve em destaque num trabalho de reportagem de Fernando Martins no blog “Pela Positiva”.
O funeral está marcado para as 15h desta quarta na Gafanha da Nazaré.
Fotografia: Fernando Martins