A Universidade de Aveiro (UA) acolhe o 2.º Fórum Sino-Português para a Inovação em Materiais Avançados.
Este encontro tem como grande objetivo promover, em Portugal, o Centro de Inovação Conjunto em Materiais Avançados Portugal-China. O acordo foi estabelecido a 28 Fevereiro de 2013, na Universidade de Zhejiang (China) durante a primeira edição do Fórum. Trata-se do primeiro 'centro de cooperação científica e tecnológica' estabelecido entre Portugal e a China. O encontro traz à UA cientistas chineses e portugueses da área dos materiais. Na perspetiva do Reitor, Manuel Assunção, o Fórum "é sobre a nossa área mais importante em termos de desenvolvimento cientifico. Este programa de inovação é importante para nós", disse na Terra Nova. (com áudio)
Com o objetivo fortalecer as atividades de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia, bem como a absorção de inovações nas áreas de materiais avançados do mercado, o Centro pretende integrar as capacidades de inovação industrial de entidades de investigação e empresas em Portugal e a China e está assente em quatro plataformas de trabalho: materiais biomédicos, ambientais, energéticos e nanotecnológicos.
Nesse sentido, o Fórum Sino-Português para a Inovação em Materiais Avançados é marcado pela apresentação de múltiplos projetos nacionais e chineses onde investigadores, empresários e responsáveis por universidades e unidades de investigação, dos dois países, terão oportunidade de estreitarem laços.