O Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro inicia esta semana mais uma ação “Música na Escola”. Iniciativa com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras que fomenta o gosto pela música junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município.
Sob o mote “A que velocidade toca a Orquestra?”, na edição de 2018 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço e com o Professor Jorge Castro Ribeiro como apresentador, decidiu abordar duas obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart: a Pequena Serenata Noturna “Eine Kleine Nachtmusik” e os Divertimentos K 136 em Ré Maior e K 138 em Fá Maior.
Exploram analogias entre a orquestra, a música e aspetos da vida quotidiana como andar de carro, fazer novas amizades ou contar e ouvir histórias, entre outras coisas.
A edição deste ano contará com a participação de 3240 Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município, estando previstas cinco sessões, duas nos dias 30 e 31 de janeiro e uma no dia 1 de fevereiro, as quais decorrerão no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro ao longo da manhã.
Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e formar o público infantil para a música erudita, esta iniciativa aposta na interação com a orquestra e o apresentador por meio de diversas estratégias, nomeadamente a audição ativa, acrescentando interatividade à experiência única e rica que é a de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo.
O Concerto de Família está marcado para dia 4 de Fevereiro, ás 16h, no Teatro Aveirense.